Diário de Estudos Botânicos

Desenhos botânicos a lápis em folha A4,
& p
inturas de acrílica em madeira
Dimensões variadas, aprox. 40 x 40 cm
2014, por Lu Mori

O Diário de Estudos Botânicos é uma iniciativa artística espontânea que desenvolvi ao longo de 2014. Na primeira metade do ano foram desenhadas 182 espécies de plantas diferentes, uma por dia. As espécies ilustradas são escolhas aleatórias, encontradas por mim no dia-a-dia, na praia, em jardins, nas frestas do calçamento, etc. Na segunda metade do ano, retomei as espécies, uma por dia, em composições livres do rigor característico da primeira fase do projeto. 

As pinturas, feitas sobre madeira de reflorestamento, incorporam de forma abstrata os conhecimentos de morfologia vegetal e também conhecimentos de etnobotânica adquiridos no decorrer desta pesquisa artística. Os que observarem atentamente perceberão padrões em algumas pinturas. Nos detalhes estão ocultos alguns códigos de significado representados por estes padrões, como por exemplo as "plantas encontradas em trilhas em Floripa" - que são representadas pelas três linhas de tonalidade marrom, no canto superior esquerdo de algumas pinturas, ou então "plantas comestíveis" - representadas pela esfera laranja no canto inferior direito, entre outros padrões de forma e cor que têm outros significados particulares dentro desta ontologia gráfica. 

Para realizar essa proposta contei com a ajuda da amiga e bióloga Muriel Assumpção para identificações taxonômicas, assessoria de produção artística da ZN Produtora Cultural e apoio do amigo Fred Gorski, Jardim de Calatéia na pesquisa de conteúdo. Agradecimentos especiais aos colaboradores espontâneos do Grupo de Identificação Botânica do Facebook, que ajudaram muito no reconhecimento de espécies e revisão de nomenclaturas.